Partenon - na Acrópole grega, construído entre 447 e 438 a.C
- Tais Luso de Carvalho
DO POVO
A pintura helenística é voltada para a natureza e a
realidade ambiental. Nos fins do século I a.C.ela adquire elegância
de desenho e sentimento aristocrático. Dentre os pintores destaca-se
Timônacos de Bizâncio.
Mosaico de Alexandre magno encontrado em Pompéia
Referências:
Historia da Arte / Graça Proença
O melhor da Arte Grega G e Z Edições - Lisboa
História da Civilização Ocidental - Mac Nall Burns)
- Tais Luso de Carvalho
DO POVO
A cultura Grega foi o ponto de partida para boa parte da
cultura do mundo ocidental atual. As contribuições deixadas por
eles estão presentes na arte, nas escolas de todos os níveis, e até
mesmo nas palavras que usamos.
Muitas são de origem grega. Foi uma
civilização - especialmente em Atenas -, que procurou os ideais de
liberdade, de otimismo, de secularismo, de racionalismo de
glorificação tanto do corpo como do espírito e de grande respeito
pela dignidade e mérito do indivíduo.
O Ocidente tem suas raízes
na Grécia. O grego era um povo alegre e idealista. Era voltado para
a arte do pensar, a filosofia. Entre eles surgiram os filósofos
Sócrates, Platão, Aristóteles entre outros. Platão apresentou uma
teoria que dividiu o mundo em dois: o real e o ideal. O mundo real é
nossa vida diária, o mundo ideal, é o mundo das ideias, o mundo
perfeito, onde através do predomínio da inteligência, tudo
representa perfeição, equilíbrio e ritmo.
Foi buscando alcançar esse mundo ideal que o povo grego
criou uma civilização na qual predominou a perfeição.
Os historiadores costumam dividir a história grega em
três períodos:
– O Arcaico (séc XII a VII a.C.)
– O Clássico ( séc VI, V e IV a.C.)
– O Helênico vai desde a morte de Alexandre (323
a.C.) até a Instituição do Império Romano (30 a.C.)
Todas as mudanças históricas desde o período helenístico, iniciada sob o poder de Alexandre até o domínio da Grécia pelos romanos, sofreram transformações, sobretudo o desaparecimento das cidades-estados, e isso interferiu imensamente na 'arte grega'.
Todas as mudanças históricas desde o período helenístico, iniciada sob o poder de Alexandre até o domínio da Grécia pelos romanos, sofreram transformações, sobretudo o desaparecimento das cidades-estados, e isso interferiu imensamente na 'arte grega'.
A ARQUITETURA
A arquitetura da Grécia era grandiosa e caracterizava
muito bem os períodos em que três povos distintos se destacaram: os
dórios, os jônios e os coríntios. Em cada um desses ciclos de
governo encontramos um estilo diferente.
O monumento típico da arquitetura clássica grega é o
Pártenon, dedicado à deusa Atenéa Pártenos construindo durante o
governo de Péricles, na Acrópole, colina rochosa situada no centro
de Atenas. Esse Templo dórico, majestoso, foi levantado para se
comemorar a vitória dos gregos sobre os persas.
Sua construção data da época de Sólon e seus
arquitetos foram Ictíno e Calícrate, sob a direção de Fidias. O
templo é uma obra-prima em arquitetura. Construído em estilo
dórico, foi trabalhado em tal forma em suas colunas que a ilusão de
ótica fica eliminada. Ela é perfeito visto de todos os ângulos..
Hoje o Partenon está em ruínas, pois feito em mármore,
não aguentou a ação do tempo e das guerras.
Pórtico das Cariátides, lado sul do Erecteion
A ESCULTURA
A escultura grega foi muito trabalhada, tendo na
estatuária seu ponto máximo. Suas características são:
-Expressão corporal
-Movimento
-Técnica ante frontal.
O estudo anatômico da estatuária grega é insuperável.
A Grécia apresenta um número grande de escultores, entre eles
Dédalo, Fídias, Policleto e Miron.
A escultura do séc IV a.C. apresentava traços bem característicos como a paz, o amor, a liberdade, a vitória, etc. Outro traço marcante foi o surgimento do nu feminino, pois nos períodos arcaicos e clássico, representava-se a figura feminina sempre vestida. Praxiteles esculpiu uma Afrodite nua que acabou sendo sua obra mais famosa.
A escultura do séc IV a.C. apresentava traços bem característicos como a paz, o amor, a liberdade, a vitória, etc. Outro traço marcante foi o surgimento do nu feminino, pois nos períodos arcaicos e clássico, representava-se a figura feminina sempre vestida. Praxiteles esculpiu uma Afrodite nua que acabou sendo sua obra mais famosa.
Clique nas fotos para aumentar
Vênus de Milo - séc II a.C / Discobolo de Miron - 450 a.C / Afrodite de Praxiteles 370 a.C
PINTURA
O período arcaico deu origem à plástica grega, tanto
à escultura quanto à pintura. Também aos pequenos bronzes
geométricos e as primeiras estatuetas de marfim e as terracotas
denominadas dedálicas – séc VIII a.C.
Os retratos pouco foram trabalhados pelos gregos, pois
suas obras procuravam a perfeição e o retrato exigiria a fidelidade
ao modelo, inclusive dos defeitos.
O tempo e as guerras se encarregaram de destruir quase
toda a pintura grega e muito pouco chegou até nós. Os gregos
trabalharam muito os afrescos, e em muitos casos utilizaram o mosaico
para substituir a pintura.
Historiadores encontraram relatos de pinturas
lindíssimas por toda a Grécia e salientam, como mestres da pintura
grega os nomes de Parrásio, Apeles, Timantes de Citnos, Colotes de
Teos, entre outros.
As primeiras manifestações da pintura grega estão
contidas nos vasos de cerâmica, com uma forte decoração linear ou
de figuras geometrizadas. Não restaram obras originais da pintura
grega nos períodos arcaico e clássico. Desse modo para estudá-la,
temos de nos valer de fontes indiretas, entre as quais estão, em
primeiro lugar, as decorações dos vasos.
A segunda fonte de informações indiretas está nos
afrescos e mosaicos romanos. Os pintores romanos inspiravam-se nos
gregos e mesmo os copiavam. Numerosos artistas gregos trabalhavam em
Roma e noutras cidades da Itália. Os mosaicos e afrescos de Pompeia
, serviram para o melhor conhecimento da pintura grega arcaica e
clássica.
Aos poucos foram surgindo as pinturas de cavaletes que
começa a ser gradativamente comercializada. Por outro lado os
pintores passam a se preocupar com as alegorias literárias e de
sentimento mais aristocrático. Também realizam certas conquistas na
imitação da realidade, a ilusão do espaço com a aplicação de
regras da perspectiva e de volume, através do claro e escuro.
Os maiores pintores do classicismo grego foram Zêuxis,
cuja habilidade nas sombras do colorido fizeram dele o mais famoso
dos atenienses. Apeles destacou-se pela liberdade de inspiração,
pelas inspirações anatômicas, interpretação da realidade e
originalidade do colorido. Sua obra foi muito apreciada pelos
romanos, sendo que existem cópias em pompeia e herculano. Entre suas
obras mais famosas se destacam Afrodite e Calúnia.
É na cerâmica que vamos encontrar vários exemplos da
pintura, vascular, com motivos de guerra, cenas da vida cotidiana, o
mar e seus animais marinhos. No início os gregos apresentavam uma
pintura vascular simples, com esmaltes desmaiados e sem brilho. Os
vasos eram quase sempre vermelhos, com as figuras em preto.
Evoluindo, a cerâmica passa por grandes transformações,
seja quanto á forma, seja quanto à pintura.. Aos poucos os vasos
começam a apresentar o fundo em preto e as figuras em vermelho, numa
tentativa de conseguir o volume, a terceira dimensão na pintura. Os
esmaltes são aprimorados e, no final da história da Grécia antiga,
a cerâmica é belíssima, com fino acabamento e uma técnica
perfeita.
Museu Louvre 360 - 35- a.C Museu Gregoriani, Roma 540 a.C.
O MOSAICO
O mosaico grego fez imenso progresso na
expressividade, mediante o uso de pedras coloridas, especialmente
talhadas, usadas em ricas residências que, conforme as divisões e
seu uso, ofereciam ornamentos geométricos, naturezas-mortas, animais
ou cenas mitológicas.
Mosaico de Alexandre magno encontrado em Pompéia
Encerrando, deixo as palavras do filósofo grego Sócrates:
'O mal é provocado pela ignorância e à medida que o homem tem conhecimento, procura sempre fazer o bem'.
Referências:
Historia da Arte / Graça Proença
O melhor da Arte Grega G e Z Edições - Lisboa
História da Civilização Ocidental - Mac Nall Burns)