Lamentação - 1303 / 1305 |
Giorgio Vasari conta que o talento de Giotto foi descoberto por Cimabue, que o viu desenhando um cordeiro numa pedra e levou o jovem aprendiz para Florença, a fim de educá-lo como pintor.
Uma boa medida da magnitude de suas habilidades é o fato de seus talentos terem sido reconhecidos em vida.
Dante Alighieri, por exemplo narra em uma passagem do Purgatório (1308-1321) que a fama de Cimabue foi ofuscada pela de seu jovem aluno.
Os afrecos de Giotto na Cappella degli Scrovegni, (Capela Arena) em Pádua, que narram a vida da Virgem, de Cristo e da Paixão compreendem o mais antigo trabalho a ele atribuído. Eles foram pintados entre 1305 e 1313.
Em vez de deter apenas no repertório padronizado de tipos iconográficos religiosos, Giotto assimilou elementos de gêneros de pintura estabelecidos em especial a arte bizantina, aproximando os afrescos do estilo naturalista e criando um efeito irresistível. Essa característica é imediatamente identificável no tratamento que o artísta dá aos personagens que aparecem nos vários episódios bíblicos retratados dentro da capela – eles estão imbuídos de psicologia e vida interior. Giotto permitiu que motivações e vulnerabilidades dos personagens pudessem ser sentidas pelo expectador.
A autoria dos trabalhos de Giotto feitos depois dos afrescos da Capela Arena, é motivo de debate, visto que a maior parte de sua obra, incluindo tudo o que ele produziu como pintor da Corte do Rei Roberto de Anjou, de Nápolis, se perdeu.
Entretanto a enorme Madonna (c.1310) feita para a Igreja Ognissanti e os afrescos das Capelas Bardi (c1320) são consideradas obras de Giotto.
A abrangência dos talentos de Giotto foi reconhecida por muitos. Leonardo da Vinci dizia que Giotto superou seus contemporâneos e também os artistas da Antiguidade.
Obras Primas:
Cappella degli Scrovegni – 1305 (Pádua-Itália)
Pentecostes - c.1306 – 1312 (National Gallery alondres)
Madonna de Ognissanti - c. 1310 (Galeria Uffizi - Florenza)
Apresentação de Jesus ao Templo – c.1320 (Museu Isabella Stewart Gardner).
A epifania – c. 1320 (Metropolitan Museum EUA)
Igreja da Santa Cruz – c. 1320 (Capela Peruzi - Florenza)
A Virgem e o Menino c.1320 – 1330 (Gallery of Art EUA)
_________________________________________________
A traição de Cristo - 1304 / 1306 |
Adoração dos Magos - 1306 |
_______________________________________________
Referência:
501 Grandes Artistas – ed. Sextante 2009 RJ - pag 16/17
(501 Great Artists) ed. Quintessence Editions Lttd 2008 / London