11 de março de 2009

RENÉ MAGRITTE

O filho do homem 1964 / Magritte


 - Tais Luso de Carvalho

René François Ghislain Magritte nasceu em 21 de novembro de 1898, Bélgica. Trabalhou inicialmente como projetista de papeis de parede e anúncios de moda. Sempre permaneceu fiel ao surrealismo - influenciado por De Chirico em 1925. A exceção foi por pouco tempo quando trabalhou, inicialmente com o estilo cubista-futurista.

Estudou entre 1916 e 1918 na Académie Royale des Beaux-Artes em Bruxelas onde desenvolveu-se a maior parte de sua vida, apenas nos anos 1927/1930 viveu em Paris. Um dos grandes artistas do movimento surrealista, e o principal deles na Bélgica.

Freqüentou o Círculo Surrealista, que incluiu Jean Arp, André Bretão, Salvador Dalí, Paul Eluard, e Joan Miró. Em 1928 Magritte tomou parte na exposição surrealista no Galerie Goemans em Paris.

Magritte diferenciou-se dos demais pois quebrara a exploração da arte pelo inconsciente, e optou pela distorção da realidade. Mudava a ordem dos objetos, criava novas figuras. Dizia que o mistério de suas obras estaria exatamente na ausência de sentido.

Por sua enorme imaginação, a clareza de seus efeitos, seu dom humorístico, Magritte foi um dos poucos pintores surrealistas de inspiração natural. Como tantos outros  surrealistas, Magritte dizia que não se devia buscar nenhuma  significação metafórica em suas obras, que o mistério estaria exatamente na ausência de sentido:

'Minhas pinturas são imagens visíveis que não dissimulam nada: elas evocam mistério, e, de fato, quando alguém vê algum de meus quadros, pode fazer esta simples pergunta: O que isso quer significar?'

Por ocasião de sua exposição no Museu de Arte Moderno em Nova Iorque em 1965, viajou para o Estados Unidos pela primeira vez, e no ano seguinte visitou Israel.
Veio a falecer em 15 de agosto de 1967, em Bruxelas, logo depois de sua exposição no Museu Boymans.


La thérapeute - 1941
 The Human Condition - 1935

Gonconda / 1953

Madame Recamier - 1951

11 comentários:

  1. Interessante os quadros, mas uma chuva de pessoas é interessante...

    Fique com Deus, menina Tais.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Passámos para avisar que tem um prémio no nosso blog: http://utopiecalabresi.blogspot.com/2009/03/utopie-calabresi-ha-ricevuto-il-premio.html

    Parabéns!...

    ResponderExcluir
  3. Existem coisas que não são para se entender. As pinturas de Magritte são uma delas.

    Estive por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Oie linda, passo primeiro para agradecer por seu comentário rico e doce num post. Palavras que muito regou meu Canteiro Pessoal, euzinhaaaa... seladas estão no meu íntimo e também, mesmo que atrasado, peço perdão, mais vai um FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
    Bela mulher és, pois, colore a minha retina com múltiplas cores.
    Como vamos segurar nossa alma né !?

    Ósculos e amplexos.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito das pinturas de Magritte. Acho interessante as sacadas dele.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Tais Muita Paz! Uma águia voando pousa neste interessante e maravilhoso espaço. Confesso que gostaria de visitar com mais freqüência, ocorre que as atividades só me permitem fazer no final de semana. Cada vez que retorno me sinto melhor e mais familiar. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido. Gostei do tema. Na oportunidade quero de coração agradecer a todos que nos visitam, comentam e seguem, por tudo isto sinto-me honrado e entre amigos. Muito obrigadoooooo.... Estou esperando você e volte sempre! Votos de grandes realizações e prosperidade. Que as bênçãos divinas nos protejam e ilumine. Tenha um alegre e festivo final de semana. Deixo um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  7. está sendo um prazer usar seu blog para lembrar de tantas paixões que tenho pelos pintores...algumas esquecidas por falta de exercício!

    ResponderExcluir
  8. bruna19:40

    as pinturas ao meu ver são intelectuais apenas pessoas ricas em experiencia de vida e em visão não são difíceis de entender mais sim depssar isso adiante

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito. Magritte é uma paixão...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo22:05

    Hello! Your write-up rocks at the same time as getting a
    respectable wonderful realize!??
    I can??t seriously help but appreciate your weblog web site, your web-site is adorable and nice
    My spouse and I stumbled over here diverse web site and
    thought I ought to verify points out.
    I like what I see so i am just following you. Look ahead to
    discovering your net page yet again.
    my webpage > free iphone 4s phone

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SÃO POSTADOS NESTE BLOG,