28.7.21

MARY STEVENSON CASSATT - A Impressionista

O Chá - 1880 / Museu de Belas Artes - Boston EUA

 


    

Mary Stevenson Cassatt nasceu em 22 de maio de 1844, em Allegheny, nos Estados UnidosPintora e gravadora americana, trabalhou principalmente em Paris, no círculo impressionista. Degas, por quem ela nutria grande admiração, persuadiu-a a expor com os impressionistas. Não obstante, o caráter extremamente pessoal de sua arte não se modificou, e sua afinidade com os franceses davam-se menos no campo da técnica e da teoria do que na atitude comum em favor da reabilitação das cenas e dos gestos cotidianos como tema da arte.

Pinturas como La Loge (National Gallery, de Washington, c.1882) evocam com uma beleza frágil e delicada o elaborado refinamento da sociedade tal como descrita pelo romancista Henry James (1843 – 1916).

Mary tinha um dom especial para o desenho, e era tão habilidosa na manipulação dos tons pastéis e das ferramentas do gravador quanto no trato com a tinta a óleo. Ela gostava de mostrar o vínculo especial entre uma mãe e seu filho. Também de retratar a vida privada e social de mulheres. Inspirava-se nesse mundo satisfeito e dominado pelas mulheres ao seu redor. Seu trabalho retrata as tarefas cotidianas que ocupavam as mulheres no seu circulo social: cuidar das crianças, vestir-se para o jantar e tomar chá em cômodos estofados.

É uma das artistas mais conhecidas no mundo por pintar cachorros. Isso mesmo, Cassatt mostrava os bichinhos caninos como o melhor amigo da mulher, e também das crianças. Cassatt estudou na Academia de Belas Artes da Pensilvânia na Filadélfia entre 1860 e 1864.

Tinha mais de 50 anos quando sua vista começou a fraquejar, e em 1914 já havia praticamente parado de trabalhar. De família rica Mary Cassatt influenciou muito o gosto americano, encorajando seus amigos abastados a adquirirem obras impressionistas. Colaborou muito para a divulgação do Impressionismo nos Estados Unidos.

Faleceu em 14 de junho de 1926 Château de Beaufresne, Le Mesnil-Théribus, França.




Senhora de capuz e fundo vermelho - 1887

Carícia Maternal - 1896

The Loge - 1882

O Banho - 1893

Reiné Lefebre e Margot - 1902

Verão - 1894


            Referências:
            Grandes Artistas - Ed Sextante