A
Idade Média compreende o milênio entre os séculos V e XV,
aproximadamente desde a queda de Roma até o Renascimento. O período
inicial é chamado Idade das Trevas, depois da queda do Imperador
bizantino Justiniano (ano 565), até o reinado de Carlos Magno (ano 800).
Mas
a Idade das Trevas foi apenas uma parte da História da Idade Média.
Há muitos pontos de luz na arte e na arquitetura, desde o esplendor
da corte bizantina, em Constantinopla, até a imponência das
catedrais góticas.
Nessa
época, o cristianismo triunfou sobre o paganismo e o barbarismo - os
bárbaros destruíram o que levara 3000 mil anos para ser construído.
Uma
vez que o foco cristão se dirigia para a salvação e para a vida
eterna, desapareceu o interesse pela representação realista do
mundo. Os nus foram proibidos e até as imagens de corpos vestidos
revelavam a ignorância da anatomia. Os ideais greco-romanos de
proporções harmoniosas e equilíbrio entre o corpo e a mente
desapareceram. Os artistas medievais se interessavam exclusivamente
pela alma, dispostos principalmente a iniciar novos fiéis nos dogmas
da igreja.
Os
teólogos acreditavam que os cristãos aprenderiam a apreciar a
beleza divina através da beleza material, e o resultado foi uma
profusão de mosaicos, pinturas e esculturas.
Na
arquitetura também a arte medieval se formou de três estilos
diferentes: o bizantino, romano e gótico.
Tanto
os romanos como os bizantinos seguiam a tradição dos 'Mosaicos' (
montagem de cubos coloridos). Enquanto o Mosaico Romano era de cubos
de mármore opaco, com acabamento liso e uniforme, cores limitadas à
tonalidade de pedras, e usados em residências, com temas seculares
inspirados em batalhas e jogos, e com paisagem ao fundo, o Mosaico
Bizantino era feito de cubos de vidro brilhante, superfícies
irregulares, e usados em paredes e tetos no adorno de igrejas, e
sempre com temas religiosos. Normalmente o fundo era em azul.
ÍCONES
Melancólica
como as imagens de mártires torturados não se pode falar em arte
bizantina sem um olhar para os ícones. Eram pequenos painéis de
madeira com imagens pintadas, supostamente com poderes
sobrenaturais. As imagens são rígidas, em pose frontal e geralmente
com olhar fixo. Acreditava-se que os ícones tinham propriedades
milagrosas. Fiéis mais ardorosos os carregavam para a guerra, outros
gastavam a pintura de tanto beijá-los. Tão forte se tornou o culto
aos ícones que eles foram proibidos entre 726 a 843, por
desobediência ao mandamento contra a idolatria.
MOSAICOS
Uma
das maiores formas de arte, surgiu entre os séculos V e Vl em
Bizâncio, já em poder dos turcos e em capital italiana, Ravena. Os
mosaicos eram utilizados na propagação do novo credo oficial, o
Cristianismo, portanto o tema era a religião em geral mostrando
Cristo como mestre e senhor todo-poderoso. Uma suntuosa
grandiosidade, com halos iluminando as figuras sagradas e fundo
resplandecendo em ouro, caracterizava essas obras.
As
figuras humanas são chapadas, rígidas e simetricamente colocadas
parecendo estar penduradas. Os artesãos não se interessavam em
perspectiva ou volume. Suas figuras humanas eram altas, esguias, com
rosto amendoado, olhos enormes e expressão solene, olhando para a
frente, sem o menor esboço ou movimento.
Mosaico Bizantino
Mosaico Romano
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Arte
Comentada: da pré-história ao pós-moderno / ed. Ediouro
Rio
de janeiro 2004 – Carol Strickland, Ph.D.