24 de maio de 2017

HIGINO PEREA – UM ARTISTA COMPLETO


Quadro fotografado no atelier de Higino Perea - trabalhado com pó de ouro


Tive o privilégio de ter em minhas mãos o currículo, a biografia e dezenas de fotos das obras de um artista completo, sensível, técnico, criativo. Um artista que pinta com o coração. Um dos mais premiados artistas plásticos latino-americano.
José Higino Perea nasceu em 12 de janeiro de 1939 em Lima / Peru. Filho de mãe Inca e pai norte-americano, Perea passou a infância em Cuzco, antiga capital do Império Inca, localizada a sudoeste do Vale Sagrado dos Incas na Cordilheira dos Andes. E foi lá que o menino José Higino Perea descobriu sua vocação para a arte.
Cuzco, com suas ruelas de pedra, seu sol e sua neve e com sua cultura que passa de pai para filho, está viva. Estão lá nos Andes e se fazem presentes a todo o momento na minha obra, nas minhas memórias’.
Perea começou menino, fazendo arte em madeira e em couro. Aprimorou sua arte com intensos estudos de desenho, de pintura, escultura, tapeçaria e pirogravura nas escolas cusquenhas onde ficou até os 14 anos.
Com o apoio da mãe, amigos e professores, Perea começou a trabalhar profissionalmente numa importante indústria de móveis em Lima. Verdadeiras obras pintadas, esculpidas, detalhadas. Sua vinda ao Brasil , há 47 anos, ocorreu após ter casado com uma gaúcha que conheceu na Alemanha Ocidental. Moraram na Itália, Peru, Angola, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e vieram para o Brasil - Rio de janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Artista completo, Perea ao desenhar os deuses Incas, manifestava predileção por Tumi, imagem que fez em ouro e esmeraldas. Eram facas da civilização Inca em formato da letra T, utilizadas para diversos fins, inclusive cirurgias para retirar ossos fraturados, pedaços de metais ou restos de armas dos crânios dos guerreiros feridos.
Suas exposições são conhecidas e estão espalhadas pelo Brasil, Peru, EUA, Africa, Alemanha, China, Austrália, Colômbia, Chile, Japão Canadá, Argentina, Equador, Panamá, México, Holanda, Suécia e Itália. Um artista latino-americano que nos orgulha com suas obras em importantes museus e galerias do mundo. Sua pintura está na memória, é versátil, evoca os Andes, a população cuzquenha, a natureza morta, a fidelidade de rostos conhecidos, as Madonas da arte sacra - com rostos belíssimos.
Seus quadros estão espalhados pelas melhores galerias e museus do mundo como o do Palácio Royal de Holanda, Palácio Municipal de Milão, Museu de Arte de Estocolmo, Prefeitura de Hishinomiya (Japão), Hotel Copacabana Palace no Rio de Janeiro... e por esse mundo afora. 
Fiquem agora com uma pequena mostra desse pintor, sensível onde não há barreiras para sua arte e para seu talento.



Detalhes dos rostos...
< Clique nas fotos pequenas para aumentá-las >


Obras no atelier

Atelier





(Mais obras de H Perea clique nesse mesmo blog  aqui. )

Contato com o artista Higino Perea:
email: hpereapascual@gmail.com

Show Room Artes Plásticas - Atelier Machu Picchu
Endereço: Avenida São Miguel, nº 1051, bairro Centro, Dois Irmãos, RS - Brasil
telefones: (51) 99988-5110 e (51) 99906-5600
________________________________